sexta-feira, 3 de junho de 2011

Grupos teatrais de Brasília

As primeiras manifestações teatrais em Brasília aconteceram na década de 70. Muitas companhias se destacavam no cenário brasiliense entre elas o Grupo Grutta e Pitu que, em 1979, participou da I Mostra de Teatro Amador de Brasília, no Teatro Galpão. Nessa época, grandes nomes estavam por trás do teatro na capital. Hugo Rodas era um dos principais diretores dos anos 70, e responsável por difundir o teatro por aqui.

Na década de 80, alguns espetáculos se destacaram por sua linguagem particular vinculada à identidade local, como a peça “Capital da Esperança”, dirigida por Humberto Pedracinni.

Nos anos 90 foi criada, por Mangueira Diniz, a Oficina Perdiz, local onde os artistas apresentavam e estudavam arte, o que inovou o teatro em Brasília. Em 1991 foi apresentado no Lago Paranoá o espetáculo “Bella ciao”. Dentro do lago, atores ficaram presos ao teto da Oficina Perdiz enquanto encenava.

Foi também nos anos 90 que surgiram, no DF, grupos de teatro voltados para o humor. A Companhia Os Melhores do Mundo, que começou com o nome “A Culpa é da Mãe”, é, hoje, um dos maiores grupos teatrais do gênero no Brasil. O grupo incentivou outros artistas brasilienses a seguir por este caminho. Os Setebelos, o Grupo G7 e a Companhia de 4 é melhor, atuam na capital apresentando peças humorísticas misturadas ao estilo stand up.

Além dos grupos humorísticos que são uma marca na capital, outros grupos se destacam por fazer teatro convencional, exemplo disso é o S.A.I (Setor de Áreas Isoladas). Criado em 2003, o grupo participa de projetos educativos e de inclusão teatral para alunos de escola pública.

Grupo S.A.I no espetáculo Vialenta

A diversidade de propostas na cena teatral brasiliense é muito grande. Há muitos artistas pesquisando metodologias de treinamento para atores, outros pesquisando novos processos para criação de dramaturgia, outros buscando interagir com o espaço urbano e com a identidade da cidade.

Sylvia Dimittria

Nenhum comentário:

Postar um comentário